Riedel vê oportunidades e desafios com tarifas dos EUA e destaca potencial do leite em MS

| Créditos: Foto: Álvaro Rezende


O governador Eduardo Riedel (PSDB) comentou, nesta quinta-feira (10), sobre os impactos das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos durante coletiva de lançamento do Proleite, programa estadual de incentivo à produção de leite. Segundo ele, o novo cenário internacional pode trazer tanto desafios quanto oportunidades para a economia brasileira.

“Algumas cadeias produtivas serão afetadas, mas outras podem se beneficiar. Ainda é cedo para avaliar os efeitos”, afirmou. Riedel também destacou a decisão do ex-presidente Donald Trump de adiar por 90 dias a aplicação das tarifas, o que, segundo ele, pode levar a uma acomodação das negociações.

Durante o evento, Riedel reforçou a importância de políticas públicas adequadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas. “Sem política pública, ou com a política errada, o setor não avança”, disse. Ele ressaltou que Mato Grosso do Sul está inserido em uma agenda global de segurança alimentar e transição energética, e que o Brasil é um dos principais fornecedores de alimentos do mundo.

O Proleite, segundo o governador, busca melhorar a eficiência do produtor rural, com foco nos aspectos econômicos, ambientais e sanitários. Riedel afirmou que o programa é um primeiro passo para transformar a cadeia do leite no Estado e ampliar a participação de Mato Grosso do Sul no mercado nacional, especialmente junto a grandes consumidores como São Paulo e o Sul do país.

Compartilhe: