Senador Efraim Filho é eleito presidente da CMO; Geraldo Resende representa MS como titular
- porRedação
- 11 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Reprodução/Câmara dos Deputados
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) elegeu, na quinta-feira (10), o senador Efraim Filho (UNIÃO/PB) como novo presidente do colegiado. A comissão conta com o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) como membro titular e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) como suplente.
A CMO é responsável por analisar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias, o Orçamento da União e os créditos adicionais. Segundo Efraim, o colegiado terá o desafio de contribuir com o equilíbrio fiscal do país. “As decisões da CMO impactam diretamente o orçamento público”, afirmou.
Único deputado sul-mato-grossense com assento titular na comissão, Resende destacou a importância de sua participação. “É essencial buscar maior capacidade de aplicação dos recursos federais na saúde dos municípios e fortalecer o SUS”, disse.
Tradicionalmente instalada até o fim de março, a comissão teve seu funcionamento prorrogado neste ano. Em 2024, foi presidida pelo deputado Julio Arcoverde (PP-PI), e o senador Angelo Coronel (PSD-BA) ficou responsável pela relatoria do orçamento de 2025.
A próxima reunião da CMO ainda não tem data definida. Está prevista a escolha dos coordenadores dos eixos temáticos, como saúde, educação, transportes, habitação e infraestrutura.