Mulheres vítimas de violência passam por cirurgias reparadoras no MS

| Créditos: iStock

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) dará início, nesta sexta-feira (14), às cirurgias plásticas reparadoras gratuitas para mulheres vítimas de violência, através do Projeto Recomeçar. A iniciativa, coordenada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a Fundação IDEAH/SBCP, visa restaurar a autoestima e dignidade das vítimas, além de reparar as sequelas físicas.

O projeto, que teve início em 2023, selecionou as beneficiadas a partir de um levantamento em processos de violência doméstica, seguido de triagem com suporte psicológico. Quatro mulheres serão submetidas aos primeiros procedimentos, que incluem correção de cicatrizes e implantes, com o apoio de cirurgiões plásticos voluntários. Uma paciente já passou por cirurgia ortopédica e também será submetida à cirurgia plástica.

O Projeto Recomeçar conta com o apoio dos municípios de Campo Grande, Jardim, Maracaju, Mundo Novo e Dois Irmãos do Buriti, além da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para a realização dos procedimentos.

Compartilhe: