{description}

Dr Bruno Oliveira - Cuidados com a Saúde Bucal na Gravidez



Durante a gestação os dentes e gengivas também precisam dos cuidados da gestante! Algumas situações ocorrem, entenda-as a seguir!

Estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite na gravidez. Devidos ás alterações hormonais, aumento da progesterona e estrogênio, ocorre dilatação dos vasos sanguíneos dos tecidos que fixam os dentes, tornando a gengiva mais vulnerável à inflamação e ao sangramento. Por vezes a gestante não realiza a escovação de forma adequada, pois a escova e pasta induz ao enjoo, desenvolvendo um acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes.

O aumento das cáries ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (dieta rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores) e aumento de placa bacteriana.

É natural que apareçam alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vomito. Nesse momento, o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH mais ácido, o que afeta os dentes. Após a regurgitação, é indicado um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação.

Uma higiene bucal adequada, o uso de fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas necessárias para a saúde bucal da gestante!

 

 

Agende sua consulta na Clínica Rehabilità 

(67) 3326-6577