Hospital Universitário realiza 169 atendimentos em mutirão nacional de saúde neste sábado
- porRedação
- 03 de Julho / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Hospital Universitário | Créditos: Reprodução/TV Morena
Neste sábado (5), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), em Campo Grande, integrará o Dia E, iniciativa que concentra cirurgias eletivas, consultas, exames e terapias em um único dia. A ação, parte do programa Agora tem Especialistas, foi divulgada pelo Governo Federal na quarta-feira (2).
No Humap, serão realizados 169 atendimentos, incluindo 20 laqueaduras tubárias, 60 tomografias de abdome, 60 ultrassons (músculoesqueléticos, rins e vias urinárias), 14 biópsias de tireoide e 15 ecocardiogramas. Em nível nacional, a previsão é de 9.500 procedimentos, entre cirurgias, consultas e exames em áreas como cardiologia, ortopedia e saúde da mulher, com mais de 2 mil profissionais envolvidos.
Os pacientes devem estar cadastrados nas listas de espera de hospitais universitários, atendendo a critérios de prioridade e encaminhamento pelas centrais de regulação municipais ou estaduais. A seleção seguirá a ordem de urgência.
O Dia E é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ligada ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de agilizar o acesso a procedimentos eletivos. Em 2025, a rede promoveu 166 mutirões semelhantes.