Publicidade

Anuncie
Estética

Da cozinha para o nécessaire: cafeína é a mais nova aliada da beleza

Substância tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e contribui para a saúde da pele e dos cabelos

Via Redação | Publicado por Redação | às 08:17:30

​O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Apesar do produto ser usado massivamente na cozinha, afim de produzir a bebida que espanta a preguiça, ele pode – e deve! – começar a fazer parte da nécessaire de beleza de homens e mulheres.

Isso porque o composto tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e contribui para a saúde da pele e dos cabelos. Não à toa, diversos laboratórios estéticos têm explorado as potencialidades da substância. Shampoos, protetores labiais e até cremes anticelulite à base dos graõzinhos têm ganhado as prateleiras de farmácias mundo afora.

De acordo com a dermatologista Gabriela Capareli, fórmulas que contêm a cafeína promovem, por exemplo, a hidratação da cútis. “O componente estimula a produção de fibras de colágeno e elastina e ativa a microcirculação, o que ajuda a reduzir as olheiras”, afirma a especialista.

O efeito de melhora na circulação ainda torna os produtos ótimos aliados no combate à celulite e à gordura localizada. Já nos cabelos, as propriedades do café são capazes de estimular a fibra capilar, favorecendo o crescimento e o fortalecimento dos fios.

Apesar dos benefícios, a médica esteticista Giselle Mello alerta que é necessário ficar atento à quantidade de cafeína utilizada. “Pessoas com doenças autoimunes, mulheres grávidas ou lactantes devem usar com moderação”, adverte.

Além dos cosméticos, a farmacêutica e terapeuta corporal Francisca Freire recomenda uma receita caseira que, segundo ela, é tão potente quanto os itens industrializados. “Uma vez por semana, é bacana mesclar a borra do café com um creme hidratante neutro. A mistura é ideal para esfoliação corporal e facial”, sugere. O resultado é uma pele revigorada e com toque extra de maciez.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

Anuncie