Vaticano suspende canonização do primeiro santo da geração millennial
- porCNN
- 21 de Abril / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: ANZA
O Vaticano suspendeu a cerimônia de canonização do Carlo Acutis planejada pela igreja para proclamar o primeiro santo da geração millennial, informou o órgão em um comunicado nesta segunda-feira (21) após a morte do papa Francisco, aos 88 anos.
Carlo Acutis, um garoto italiano que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, deveria ser canonizado em uma cerimônia na Praça de São Pedro dia 27 de abril.
O adolescente era conhecido por usar os seus conhecimentos de informática para difundir a consciência da fé católica e ganhou o apelido de “influenciador de Deus”.
Ser reconhecido como santo na Igreja Católica pode levar décadas, mas a causa da Acutis avançou rapidamente, com o adolescente desenvolvendo seguidores devotos em todo o mundo.
O processo de santidade da igreja normalmente exige que os candidatos tenham dois milagres atribuídos a eles, com cada suposta ocorrência sobrenatural exigindo um exame aprofundado. Em maio, um segundo milagre atribuído a Acutis foi reconhecido pelo papa Francisco, decisão que abriu caminho para que ele fosse declarado santo.
Acutis, que nasceu em Londres, Reino Unido, em 1991 – o que o coloca diretamente no grupo da geração millennial – é lembrado por amigos e familiares por gostar de jogar videogames como Halo, Super Mario e Pokémon.
Durante sua curta vida, ele também criou um site que documentava relatos de milagres ocorridos em diferentes partes do mundo. Junto com sua computação e jogos, Acutis tocava saxofone, gostava de futebol, adorava animais e fazia curtas-metragens humorísticos de seus cães.
Acutis foi beatificado e declarado “abençoado” em 2020 após seu primeiro milagre, quando supostamente curou um menino brasileiro que tinha um defeito de nascença no pâncreas que o impedia de comer normalmente. Ele teria sido curado depois que sua mãe disse que orou a Acutis para interceder e ajudar a curar seu filho.