Soraya Thronicke abre mão da presidência do Podemos para Riedel, em fusão com PSDB
- porRedação
- 05 de Maio / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Redes Sociais
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) abrirá mão da presidência do Podemos para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), como parte da fusão entre os dois partidos, prevista para o próximo mês. Embora a presidência do Podemos em Mato Grosso do Sul devesse ser de Soraya, devido à ausência de um senador tucano no estado, ela transferirá a liderança para Riedel, com quem mantém uma boa relação.
A fusão entre o PSDB e o Podemos prevê que os sete senadores das duas siglas liderem as novas unidades partidárias em seus estados. Em Mato Grosso do Sul, Riedel tem apoiado o Podemos, nomeando o ex-secretário de Governo Pedro Caravina (PSDB) para auxiliar Soraya na gestão estadual.
Riedel também teve papel importante ao evitar a troca de partido por vereadores do Podemos em Campo Grande, após uma intervenção sua. Atualmente, o PSDB é comandado por Reinaldo Azambuja e o Podemos por Soraya, ambos com boa relação, embora sejam rivais na corrida pelo Senado nas próximas eleições. Reinaldo, que pretende se filiar ao PL, tem afirmado que cuidará do partido no estado, mesmo sem se filiar.