Servidores aposentados retornam à Assembleia Legislativa do MS para pressionar deputados por redução na alíquota previdenciária
- porRedação
- 06 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 8 segundos

Servidores protestam na Assembleia | Créditos: Reprodução/ Investiga MS
Nesta terça-feira (6), representantes dos servidores estaduais aposentados marcaram presença na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems) em busca de respostas dos deputados sobre a redução da alíquota previdenciária de 14%.
Ione Roges, porta-voz do grupo, relata que, após abordarem o governador Eduardo Riedel (PSDB) na segunda-feira (5) durante a abertura do ano legislativo, decidiram direcionar suas demandas aos parlamentares estaduais. "Ontem cobramos o governador, hoje vamos cobrar os deputados", ressaltou.
Na ocasião anterior, o governador Riedel reconheceu a possibilidade de revisão da alíquota de 14% aplicada aos servidores estaduais aposentados e pensionistas, com um anúncio previsto para após o período de Carnaval.
"Na semana passada, nos reunimos com o Fórum dos Servidores e este foi um dos pontos prioritários discutidos. É válido destacar a legitimidade do movimento dos servidores e nossa disposição em analisar suas demandas. Estamos abertos a discutir diferentes alternativas, seja na questão da alíquota ou por meio de outras medidas", declarou o governador.
Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas estão sujeitos a um desconto de 14% após a aprovação da Reforma da Previdência. A categoria argumenta que essa taxa é excessivamente elevada e afeta negativamente suas condições de vida, especialmente considerando os gastos com saúde.