Riedel deve definir futuro político até o fim de abril, mesmo sem decisão do PSDB
- porRedação
- 22 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Topmidia/vídeo
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), pretende anunciar seu futuro político até o fim de abril. Caso o PSDB não defina até lá se seguirá por uma fusão ou federação, o governador tomará uma decisão independente da legenda.
“Temos o compromisso de resolver até o fim do mês. Se não houver definição, tomarei minha decisão”, afirmou Riedel, destacando que o impasse pode prejudicar a organização da base tucana em Mato Grosso do Sul, um dos últimos redutos do partido no País.
Riedel avalia que a indefinição atrapalha o planejamento de vereadores e prefeitos. “Se Reinaldo [Azambuja] vai para um partido e eu para outro, como ficam os 256 vereadores? E os prefeitos? Eles têm janela partidária, precisam se organizar nos municípios”, pontuou.
Nos bastidores, a direção nacional do PSDB discute uma fusão com o Podemos, seguida de uma federação com o Republicanos. Há ainda conversas com o MDB sobre uma possível aliança.
Apesar das articulações, o governador evita antecipar decisões. “Quero ver algo concreto. Não trabalho com hipóteses”, disse, revelando que manteve contatos com lideranças tucanas mesmo durante viagem à Alemanha, onde visitou o filho.
Riedel retoma as discussões nesta quarta-feira (23), em conversa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cuja saída do partido é dada como certa para maio. Entre os três governadores eleitos pelo PSDB em 2022, apenas Riedel ainda não sinalizou mudança de partido. Raquel Lyra, de Pernambuco, se filiou ao PSD em março.