Quando “A General” está no comando
- por Alcina Reis
- 20 de Julho / 2024
- Leitura: em 5 segundos

Em um cenário político onde a lealdade e o apoio são frequentemente testados, a frase de Lídio Lopes, deputado e esposo da prefeita Adriane Lopes, ressoa como um eco de um passado recente:
"Ninguém vai para guerra sem soldado, os soldados estão aqui. Nossa comandante está aqui. O capitão não veio, mas o nosso general está conosco, que é Jesus Cristo."
Para entender o impacto dessa frase, é essencial revisitar o cenário das eleições de 2022. Naquele momento, a corrida eleitoral parecia clara, com os principais candidatos definidos e o cenário estável. No entanto, a política, muitas vezes imprevisível, mostrou sua capacidade de virar tudo de cabeça para baixo.
A intervenção do então presidente Jair Bolsonaro, que em um debate nacional transmitido pela Rede Globo anunciou seu apoio ao Capitão Contar e alterou radicalmente o curso das eleições. Contar, que até então figurava nas últimas posições das pesquisas, viu sua candidatura ganhar força, saindo da lanterna para o primeiro colocado. Esse apoio inesperado desestabilizou o quadro eleitoral, que até então parecia ser uma disputa definida entre André Puccinelli e Marquinhos Trad, e Riedel suando a camisa agarrado na mão da General senadora Tereza Cristina.
A situação de 2022 nos lembra a volatilidade do cenário político e como o apoio de figuras influentes pode mudar o destino das campanhas. O que parecia certo se tornou incerto, e os candidatos antes considerados menos prováveis conseguiram, por meio de estratégias e apoio, alcançar o segundo turno, o que mostra o poder de articulação e conhecimento de Tereza que conseguiu emplacar Riedel
A situação se repete agora com Adriane Lopes. "A General" senadora Tereza Cristina, que se destacou como uma líder de ação, sofreu traição política semelhante por parte de Bolsonaro, assim como agora que contava com esse apoio para Adriane que por sua vez não se intimida;
“Tenho coragem para fazer o certo e não tenho medo dos poderosos" disse Adriane ontem em lançamento de pré-candidatura
Enquanto que Tereza afirmou: "“Você é a única que representa de verdade pátria, família e liberdade”, e ponto!
A experiência passada mostra que as certezas políticas são frágeis e podem ser facilmente desfeitas.
Adriane Lopes, no papel de uma nova general, seguindo os passos de Tereza, demonstra seguir firme e determinada. Sua postura de ação em vez de palavras promete novas surpresas. É fundamental que todos estejam atentos e não deem nada como garantido. A política, como sempre, é um campo de batalhas e mudanças constantes, e a verdadeira força está em quem sabe se adaptar e lutar, independentemente das traições e reviravoltas.
Adriane e Tereza seguem em MARCHA!
Por Alcina Reis
Jornalista Alcina Reis | Créditos: Arquivo pessoal