OMS lança guia para combater tabagismo: tratamento gratuito e queda no consumo no Brasil
- porRedação
- 20 de Julho / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Shutterstock - imagem ilustrativa/ Notícias ao Minuto Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em julho seu primeiro guia completo para auxiliar no combate ao tabagismo. As diretrizes incluem apoio psicológico, intervenções digitais e tratamento medicamentoso, visando ajudar os mais de 750 milhões de fumantes que desejam abandonar o vício.
Embora 70% dos fumantes não tenham acesso a tratamentos eficazes, a OMS busca capacitar os países com ferramentas para apoiar a cessação do tabagismo e reduzir as doenças relacionadas ao tabaco. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito em todos os estados, incluindo avaliação clínica, terapia em grupo e medicamentos como bupropiona e adesivos de nicotina.
As recomendações da OMS incluem aconselhamento individual ou em grupo, mensagens de texto, aplicativos e programas de inteligência artificial. O uso combinado de medicamentos e intervenções comportamentais aumenta significativamente as chances de sucesso.
O Brasil implementou todas as medidas da OMS para reduzir o consumo de tabaco, como monitoramento, alertas e aumento de impostos, resultando na queda do número de fumantes na última década. Apesar disso, o tabaco ainda causa 156 mil mortes por ano no país, associadas a 50 doenças, incluindo câncer, problemas respiratórios e cardiovasculares.