Preços de medicamentos devem subir em abril

| Créditos: Reprodução/EPTV

A partir do próximo mês, os consumidores devem se preparar para um aumento nos preços dos medicamentos. Segundo a conselheira do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Marianne Marks, o reajuste, autorizado pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), será de aproximadamente 4,5%. Esta mudança ocorre anualmente no dia 1° de abril, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei 10.742/2003.

Marianne Marks esclarece que a alta nos preços é uma prática anual e que, neste ano, a variação será ligeiramente maior devido a um pré-aumento de 0,83% registrado no IPCA em fevereiro. Ela também destaca a importância de evitar o estoque indiscriminado de medicamentos, incentivando os consumidores a adquirirem apenas o necessário, especialmente para aqueles medicamentos de uso contínuo com prescrição médica.

Danilo Silva Moreira, gerente de uma unidade da rede de farmácias Grupo Mais, informa que o aumento pode chegar a até 10% em alguns casos. Ele explica que os sistemas das farmácias atualizam automaticamente os preços conforme as informações fornecidas pelas indústrias farmacêuticas.

O cálculo do reajuste é baseado no teto de preços determinado pelo IPCA, levando em consideração também outros fatores do mercado. Até o momento, o aumento ainda não foi oficialmente publicado no Diário Oficial da União.

Compartilhe: