PGR apresenta segunda denúncia contra conselheiro do TCE-MS por lavagem de dinheiro
- porRedação
- 20 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma segunda denúncia contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Waldir Neves Barbosa, e outros quatro indivíduos por lavagem de dinheiro. A denúncia, datada de 31 de janeiro de 2025, alega que os crimes teriam sido praticados ao menos nove vezes entre 2015 e 2018.
Waldir Neves havia sido afastado do cargo em dezembro de 2022, mas retornou recentemente por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que considerou a demora processual no caso.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, responsável pelo processo, solicitou a Moraes que reavalie o afastamento de Neves. Falcão argumenta que a complexidade do caso e os novos elementos obtidos justificam a continuidade das investigações e a necessidade de um novo afastamento, citando a recém-apresentada denúncia da PGR.
Ainda de acordo com Falcão, a análise das denúncias contra Waldir Neves está sendo aguardada para ser apreciada em conjunto pela Corte Especial do STJ, dada a conexão entre as acusações. O STF agora avaliará o pedido de novo afastamento do conselheiro. A defesa de Waldir Neves não se manifestou até o momento.