Líderes religiosos no Brasil lamentam morte do Papa Francisco
- porRedação
- 22 de Abril / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
Líderes e representantes de várias religiões no Brasil manifestaram pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida no último domingo (21), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). As manifestações ressaltaram o legado do pontífice em promover o diálogo inter-religioso, defender os direitos humanos e combater o preconceito.
Organizações judaicas, como a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo, destacaram o compromisso de Francisco contra o antissemitismo e o racismo. O Centro de Divulgação do Islam Para América Latina (CDIAL) enfatizou a defesa dos pobres e a promoção da paz mundial.
A Federação Espírita Brasileira lembrou o exemplo de amor e humildade do papa, enquanto a Frente de Evangélicos reconheceu sua defesa dos direitos humanos e seu apelo pela paz na Faixa de Gaza. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) destacou sua luta em defesa dos imigrantes e refugiados.
Representantes de religiões de matriz africana, como Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce de Iansã, também expressaram suas condolências, ressaltando o combate às injustiças e o legado de amor e respeito do pontífice. O pastor Ronilso Pacheco, da Comunidade Batista em São Gonçalo, destacou a forte agenda humanitária de Francisco e seu papel na abertura da Igreja Católica.