Juros do rotativo do cartão sobem para 450,6% ao ano, maior taxa desde fevereiro desde 2017

| Créditos: Reprodução Jovem Pan


A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito subiu para 450,6% ao ano em fevereiro, segundo dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira (9). É o maior índice registrado para o mês desde 2017. Em janeiro, a taxa era de 441% ao ano.

Na prática, dívidas que não são quitadas no vencimento da fatura crescem rapidamente. Um saldo de R$ 800, por exemplo, pode ultrapassar R$ 4.400 após um ano de atraso.

Apesar de uma lei aprovada em 2023 limitar os juros do rotativo a 100% para dívidas contraídas a partir de janeiro deste ano, as estatísticas do BC seguem registrando os valores médios praticados pelas instituições com base na cobrança mensal, projetada para o ano.

Segundo o Banco Central, esses números continuam sendo publicados por sua relevância estatística e por refletirem a tendência de alta ou queda das taxas de juros no sistema financeiro.

O cheque especial, segunda modalidade mais cara do mercado, também teve alta em fevereiro, com taxa média de 144,4% ao ano, ante 135,6% em janeiro. Já o crédito consignado se manteve estável em 25,1% ao ano, com as menores taxas aplicadas a beneficiários do INSS (23,6%) e as maiores a trabalhadores da iniciativa privada (41%).

Fonte: R7

Compartilhe: