Ibovespa Futuro vai na contramão do exterior e abre em alta após tarifaço de Trump

| Créditos: JIM LO SCALZO/EFE/EPA


O Ibovespa Futuro registrou alta nesta quinta-feira (3), contrariando o cenário internacional negativo, após o anúncio de tarifas comerciais agressivas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Às 09h12, o índice futuro com vencimento em abril subiu 0,52%, atingindo 131.430 pontos.

As tarifas de Trump, que incluem uma taxa mínima de 10% para o Brasil e taxas mais elevadas para outros países como China, União Europeia e Japão, geraram preocupações sobre uma possível recessão global. O governo brasileiro lamentou a medida e declarou que está avaliando possíveis respostas, incluindo um recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Enquanto isso, os mercados globais reagiram negativamente. Wall Street registrou quedas significativas, com o Dow Jones Futuro, S&P500 e Nasdaq Futuro em baixa. Os mercados da Ásia-Pacífico e Europa também fecharam em queda, impactados pelas tarifas e temores de uma guerra comercial.

O dólar à vista caiu 1,43%, cotado a R$ 5,615 na compra e R$ 5,617 na venda. O petróleo também sofreu queda, com preços recuando quase 3%, devido às preocupações com a demanda global.

Compartilhe: