Governo planeja programa para redistribuir imóveis ociosos da União em 2024, anuncia Lula

| Créditos: © Getty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou planos para o lançamento, no início de 2024, de um programa voltado à redistribuição dos imóveis ociosos pertencentes à União. Durante a celebração de Natal dos catadores e da população em situação de rua, realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta sexta-feira, 22, Lula afirmou que a ministra da Gestão, Esther Dweck, recebeu diretrizes para uma distribuição criteriosa desses imóveis.

"Esther tem a orientação do governo para identificar todos os prédios públicos não utilizados e realizar uma distribuição criteriosa, possibilitando ao povo o direito a uma vida digna", declarou o presidente.

Lula destacou a importância de transformar esses imóveis em moradias acessíveis, venda para financiamento de outras necessidades ou mesmo doação para reduzir os custos das residências.

"Existem informações de que apenas o INSS possui mais de 3 mil imóveis sem uso. Se não servem para o INSS, podem servir para aqueles que precisam de moradia, de educação", ressaltou.

Durante o evento, foram assinados dois acordos de cooperação e oficializada a cessão de um imóvel da União. O primeiro acordo visa implementar o projeto Conexão Cidadã Pró-Catadores, fornecendo atendimento móvel em municípios selecionados, oferecendo serviços públicos, inclusão em programas sociais e documentação.

O segundo acordo envolve bancos públicos em colaboração com a Secretaria-Geral da Presidência da República para promover a inclusão socioeconômica de catadores.

Diversas autoridades participaram do evento, incluindo a primeira-dama Rosângela da Silva, ministros e figuras públicas como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado estadual Eduardo Suplicy e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Compartilhe: