Daniel Júnior é eleito presidente da União das Câmaras de Vereadores de MS em meio a polêmica

| Créditos: Foto: Valdenir Rodrigues/CMD


O vereador de Dourados, Daniel Júnior (PP), foi eleito presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, derrotando o atual presidente, Jeovani Vieira (PSDB), por 198 votos a 166. O vice na chapa vencedora é Junior Coringa, de Campo Grande.

A eleição foi marcada por trocas de acusações. A chapa de Daniel Júnior alegou manobras do grupo de Jeovani para vencer, como a autorização para ex-vereadores votarem. Já os aliados de Jeovani criticaram a comissão eleitoral, apontando favorecimento à oposição e a criação de 31 urnas, uma por município, como forma de pressionar vereadores.

A entidade enfrenta crise e perdeu apoio nos últimos anos. Das 79 Câmaras Municipais do estado, apenas 31 seguem filiadas, número bem menor que no passado. A Câmara de Campo Grande, por exemplo, se desfiliou após recomendação do Tribunal de Contas, que apontou falta de prestação de contas e proibiu repasses.

Jeovani Vieira também responde a denúncia na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande por supostas irregularidades na prestação de contas de 2021, com falhas em pagamentos no valor de R$ 164,1 mil. Ele nega irregularidades e atribui os problemas a gestões anteriores.

Compartilhe: