Cras de Campo Grande adotam sistema digital para agilizar atendimentos e garantir histórico dos usuários
- porRedação
- 16 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Sesau
Os 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Campo Grande começam a implantar, a partir da próxima semana, um novo sistema digital para registrar atendimentos técnicos. Desenvolvido pelo psicólogo Cleber Xavier Junior, o Siscap (Sistema de Cadastro para Atendimentos Particularizados) padroniza o lançamento de dados e cria um histórico das famílias atendidas.
Destinado exclusivamente a assistentes sociais e psicólogos, o sistema substitui planilhas e fichas manuais, permitindo o registro automático de informações durante as entrevistas. Com isso, o tempo médio de atendimento pode cair de uma hora para cerca de 30 minutos, segundo a Superintendência da Proteção Social Básica da SAS.
A ferramenta foi criada em 2020, inicialmente no Cras Rosa Adri, como resposta à alta demanda por benefícios durante a pandemia. Desde então, passou por aprimoramentos e agora será expandida a toda a rede. O sistema também permite geração de relatórios, gráficos e documentos, além de facilitar o mapeamento das regiões atendidas.
Desenvolvido com base no Microsoft Access, o Siscap segue normas da Lei Geral de Proteção de Dados e da Resolução CIT nº 4/2011, garantindo a segurança das informações. A secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, destaca que a nova tecnologia padroniza procedimentos, melhora a comunicação entre equipes e evita perda de dados em casos de ausência do técnico responsável.
O sistema será constantemente aperfeiçoado com base em pesquisas de satisfação aplicadas às equipes técnicas.