Campo Grande e Consórcio Central avançam para obter selo nacional de inspeção animal

| Créditos: Divulgação/PMCG


Empresas de Campo Grande e dos cinco municípios do Consórcio Central-MS deram um passo importante para a obtenção do SISBI-POA, que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o Brasil. Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Consórcio e da Iagro realizaram inspeções em duas empresas da capital nesta segunda e terça-feira (5 e 6) para verificar o cumprimento das normas.

A certificação SISBI-POA, integrante do SUASA, padroniza a inspeção sanitária animal em nível nacional. O diretor-executivo do Consórcio Central-MS, Vanderlei Bispo, informou que os municípios estão em processo de capacitação pelo Mapa e esperam alcançar a equivalência ao SISBI até meados deste ano, o que permitirá ao próprio Consórcio realizar as inspeções.

Nesta etapa, foram inspecionadas uma empresa do ramo de pescados e outra de mel. Auditores destacam que a análise abrange tanto as condições das empresas quanto a estrutura do Consórcio. A prefeita de Campo Grande e presidente do Consórcio, Adriane Lopes, ressaltou que a emissão do selo impulsionará a economia local, gerando emprego e renda.

Para os empresários, a obtenção do SISBI representa a possibilidade de expandir seus mercados para todo o território nacional. Cleuber Linares, proprietário da Linares Pescados, aguarda a certificação para levar seus produtos para todo o Brasil. Matheus Dallasta, de uma empresa de mel, também busca ampliar sua área de atuação com o selo nacional. A expectativa é que a habilitação de empresas locais gere um impacto positivo no desenvolvimento econômico da região.

Compartilhe: