Campo Grande amplia vacinação contra gripe em todas as unidades de saúde

Vacina contra a chikungunya está a caminho e deve ser aprovada pela Anvisa nos próximos dias | Créditos: Reprodução


Após aplicar cerca de 800 doses em ação emergencial neste domingo (27), a Prefeitura de Campo Grande ampliou a vacinação contra influenza para todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital a partir desta segunda-feira (28).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a medida busca conter o avanço das síndromes respiratórias, que levaram o município a decretar estado de emergência pela falta de leitos hospitalares. A ação inicial foi realizada na Igreja Universal, na região central, entre 9h e 13h.

As 74 unidades de saúde estão abertas para vacinação, com a previsão de novos pontos móveis a serem anunciados. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforça que a imunização reduz a gravidade das infecções e previne internações.

A primeira etapa priorizou crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacinação também será intensificada em escolas, EMEIs e instituições de longa permanência para idosos. O governo estadual pretende ampliar os postos de vacinação, inclusive com ações aos fins de semana.

A campanha começou em 27 de março, mas, até agora, apenas cerca de 56,7 mil pessoas do público-alvo haviam sido imunizadas, menos de 16% da meta. O estado de emergência também estabelece o uso obrigatório de máscaras nas UBSs e UPAs.

Desde janeiro, mais de 70 mortes por síndrome respiratória grave foram registradas em Campo Grande, incluindo quatro crianças menores de quatro anos.

Compartilhe: