Câmara de Campo Grande aprova seis projetos, incluindo incentivos ao empreendedorismo e à prática esportiva
- porRedação
- 22 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Foto Izaias Medeiros
Na sessão ordinária desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou seis projetos de lei e resoluções que abrangem diversas áreas da cidade. Entre as propostas aprovadas, destacam-se a criação de um Balcão de Negócios para fomentar o empreendedorismo local, o incentivo à prática de canoagem na Lagoa Itatiaia e a alteração do nome de uma rua no Jardim Aero Rancho.
Em primeira discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.395/24, de autoria do vereador Carlão (sem partido), que institui o Banco de Negócios. A plataforma online visa promover o empreendedorismo em Campo Grande, facilitando a colaboração e o desenvolvimento de novos negócios, além de oferecer suporte e capacitação aos empreendedores em parceria com instituições de ensino e empresas.
Outro projeto aprovado em primeira discussão foi o Projeto de Lei 11.373/24, proposto pelo vereador Otávio Trad (PSD), que cria o projeto “Remar é Preciso”. A iniciativa busca incentivar a canoagem e outras atividades esportivas e de lazer na Lagoa Itatiaia, com a previsão de delimitação de uma área de apoio e construção de um deck. Uma emenda aprovada designa a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul como responsável pela direção e coordenação das atividades.
Ainda em primeira discussão, o Projeto de Lei 11.127/23, do vereador Professor Juari (sem partido), que altera o nome da Rua Monsenhor no Jardim Aero Rancho para Rua Vereador Edson Shimabukuro, foi aprovado. A mudança visa solucionar problemas de numeração e sentido da via, além de homenagear o ex-vereador falecido em 2023.
Em turno único, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 931/24, de autoria do vereador Carlão (sem partido), que modifica a legislação municipal para permitir a veiculação de publicidade em caçambas de entulho. A proposta argumenta que a medida pode trazer benefícios econômicos e ambientais, oferecendo uma opção de divulgação mais acessível para pequenas empresas, com restrições de tamanho para os anúncios.
Também em discussão única, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução 561/25, do vereador Neto Santos (sem partido), que institui o “Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)”, a ser celebrado anualmente na terça-feira que antecede o dia 9 de julho.
Por fim, em regime de urgência e discussão única, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 2.922/25, do vereador Júnior Coringa (PSD), que concede a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” ao advogado Elias Gadia Filho, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao município de Campo Grande.