Brasil fecha parceria militar com potência nuclear de olho em caças de defesa
- porRevista Fórum
- 17 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Revista Fórum
Brasil e Paquistão deram um passo importante para ampliar a parceria na área de defesa ao firmarem, nesta semana, um Memorando de Entendimento (MoU) durante a Exposição Latino-Americana de Defesa e Segurança (LAAD 2025), realizada no Rio de Janeiro.
O acordo, voltado para cooperação em desenvolvimento, produção e comércio de produtos de defesa, foi assinado pelo Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro Filho, e pelo Secretário de Produção de Defesa do Paquistão, Tenente-General (R) Muhammad Chiragh Haider. A cerimônia contou com a presença de autoridades dos dois países, incluindo o embaixador paquistanês no Brasil, Murad Ashraf Janjua.
Durante o encontro, foram discutidas oportunidades de cooperação tecnológica, produção conjunta e possíveis parcerias industriais
O Brasil elogiou o engajamento do Paquistão na feira, especialmente o pavilhão nacional paquistanês, que apresentou equipamentos e soluções de empresas como a Heavy Industries Taxila (HIT) e a Global Industrial Defence Solutions (GIDS).
Entre as propostas apresentadas, o Paquistão ofereceu apoio na reforma de veículos blindados M-113 do Exército Brasileiro e destacou o caça JF-17 Thunder como uma opção viável para modernização da Força Aérea Brasileira.
Os dois países também debateram o início de um diálogo bilateral no formato 2+2 entre os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, além da possibilidade de criação de uma ala militar na embaixada brasileira em Islamabad.
A reunião reforçou o interesse mútuo em estreitar os laços estratégicos e ampliar a cooperação em áreas como tecnologia militar, segurança regional e desenvolvimento industrial.