Banco Central muda regras para comprovantes do Pix e anuncia novas funções a partir de 2025
- porRedação
- 04 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução
O Banco Central passou a exigir que os comprovantes de agendamento de Pix exibam o termo “Agendamento Pix” e o ícone de calendário com relógio. Já os comprovantes de transações concluídas devem conter o símbolo de confirmação (check). A medida, em vigor desde 1º de agosto, visa combater golpes com falsos comprovantes e facilitar a verificação de pagamentos.
Além da mudança, o BC anunciou novidades para o sistema de pagamento, com destaque para:
Pix Automático (junho/2025)
Permitirá pagamentos recorrentes, como contas de água, luz e mensalidades, por meio de autorização prévia do usuário. Será similar ao débito automático, com a vantagem de não cobrar tarifas de pessoas físicas.
Pix Parcelado (setembro/2025)
Usuários poderão parcelar transações Pix por meio de crédito. O recebedor recebe o valor integral na hora, enquanto o pagador pode dividir o valor. A funcionalidade busca ampliar o uso do Pix no varejo.
Sistema de devolução (outubro/2025)
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) passará a ter autoatendimento nos aplicativos bancários para contestação de transferências em casos de fraudes. Não se aplica a erros do usuário ou desacordos comerciais.
Pix em garantia (previsto para 2026)
Permitirá que empresas usem recebíveis futuros via Pix como garantia em operações de crédito, com o objetivo de reduzir custos de financiamento.
Outras atualizações previstas incluem:
– Pix por aproximação (já em vigor);
– Consulta a transações no SPI;
– Pix internacional;
– Novas tecnologias de iniciação (como NFC, Bluetooth e reconhecimento facial);
– Regras para divisão automatizada de pagamentos.
Lançado em 2020, o Pix é hoje o meio de pagamento mais usado no Brasil, presente na rotina de 76,4% da população, segundo pesquisa do próprio BC.