Advogado suspeito de fraudes contra o INSS é preso em Dourados e transferido ao Rio Grande do Sul

| Créditos: Reprodução / Ligado Na Notícia


O advogado Daniel Fernando Nardon, de 49 anos, apontado como líder de um esquema de fraudes contra o INSS, foi preso na BR-163, em Dourados, e transferido de avião para o Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira (15). A escolta foi feita pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

Durante abordagem, ele afirmou estar viajando com um amigo do Mato Grosso, mas há suspeitas de que tentava fugir para o Paraguai, onde poderia estar se escondendo.

Nardon é um dos principais alvos da Operação Malus Doctor, deflagrada em maio pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que investiga 14 pessoas, incluindo nove advogados, suspeitos de causar prejuízos superiores a R$ 50 milhões com fraudes em ações judiciais.

Com a carteira da OAB suspensa, ele é acusado de usar procurações falsas, inclusive de pessoas já falecidas, para ingressar com ações contra instituições financeiras. Em um único dia, protocolou 581 processos. A maioria das vítimas são aposentados, entre eles policiais militares e professores.

A investigação também aponta que o grupo criou um banco digital não autorizado, o “Nardon Bank”, e usava uma empresa de consultoria para operar as fraudes.

Compartilhe: