{description}

Visagismo na Odontologia



Podemos definir o visagismo como a arte de criar uma imagem que reflita as características da personalidade de uma pessoa, buscando com isso um tratamento mais harmônico e individualizado, sendo este inter-relacionado às características faciais e psicológicas de cada paciente.

O objetivo do visagismo no planejamento de um tratamento estético na odontologia, é visar sempre a valorização do que o paciente tem de melhor e o que ele deseja expressar com a aparência do seu sorriso, através de uma imagem autêntica, deixando de lado padrões e técnicas genéricas.

A aplicação deste conceito na odontologia estética baseia-se na análise dos formatos faciais, formato dos lábios, grau de exposição gengival e análise comportamental do paciente. O resultado desta minuciosa análise irá determinar o perfil temperamental dominante de cada paciente. Podemos então, com este estudo, determinar qual o formato e arranjo dental que melhor se aplica às características individuais de cada pessoa; por exemplo, escolher entre dentes com formato quadrado, oval, retangular ou triangular.

Podemos também expressar através do sorriso aquilo que o paciente deseja transmitir, sendo possível criar um sorriso que possa por exemplo evidenciar características como: liderança, força e persistência, ou mesmo um sorriso que expresse delicadeza e elegância.

A comunicação entre o profissional e o paciente é de extrema importância em todas as fases do tratamento, promovendo assim, uma interação entre o desejo do paciente e a viabilização do tratamento.