{description}

Doenças Cardíacas e a sua Relação com a Cavidade Bucal



Problemas relacionados aos dentes e gengivas estão diretamente conectados a alguns tipos de doenças cardíacas, a disseminação de bactérias e outros germes a partir da boca para outras partes do seu corpo, através da corrente sanguínea, podem resultar em uma doença chamada endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também podem estar ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association.

Pacientes com inflamações gengivais com presença ou não de sangramento e ou com cáries extensas com comprometimento do“canal do dente”têm maior risco de desenvolver doença cardíaca, principalmente se a inflamação ou cárie não for diagnosticada e adequadamente tratada. As bactérias podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular. Mesmo que você não tenha inflamação aparente na gengiva, o simples acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes pode ser um fator de risco.

  Condições que merecem cuidado imediato:

– Gengiva avermelhada,  inchadas ou doloridas ao toque, podendo apresentar sangramento fácil;

– Presença de pus ao redor dos dentes;

– Mau hálito e sensação de gosto ruim na boca;

– Dentes com mobilidade e ou dor

De uma forma geral recomenda-se que ao menos uma vez por ano seja feita uma visita ao consultório dentário para “limpeza” nos dentes e avaliação quanto à possíveis problemas de saúde bucal.