Tucanos se reúnem com Bolsonaro e PL reforça convite para filiação
- porRedação
- 21 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: Henrique Kawaminami/Campo Grande News
O governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, ambos do PSDB, se encontraram nesta quarta-feira (21) em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a cúpula do Partido Liberal. O objetivo da reunião foi discutir questões políticas e o futuro partidário dos tucanos.
Durante o encontro, Bolsonaro reforçou o convite para que Riedel e Azambuja ingressem no PL, visando as eleições de 2026. Segundo Azambuja, o ex-presidente destacou a importância da filiação para fortalecer o PL em Mato Grosso do Sul, garantindo apoio à reeleição de Riedel independentemente de sua decisão. Bolsonaro também mencionou a possibilidade de ser candidato à presidência ou de construir um novo projeto nacional com a participação de ambos.
Riedel e Azambuja informaram que só darão uma posição definitiva sobre o convite em 5 de junho, aguardando a convenção nacional do PSDB que oficializará a fusão com o Podemos. O governador de Mato Grosso do Sul afirmou que está construindo uma frente política para sua reeleição, que já inclui o PL, e que, por ora, não tem planos de trocar de partido.
Apesar das declarações, especulações indicam que Azambuja pode se filiar ao PL para disputar o Senado, enquanto Riedel poderia ir para o PP da senadora Tereza Cristina para buscar a reeleição. Fontes apontam que essa divisão de forças beneficiaria a direita em Mato Grosso do Sul, com Azambuja assumindo a presidência estadual do PL. O ex-governador, no entanto, mantém a cautela, afirmando que nada foi definido ainda. O governador Riedel aguarda a definição da fusão entre PSDB e Podemos para anunciar seu futuro partidário.