ANTT propõe redução da duplicação na BR-163 para evitar aumento de pedágio em MS

| Créditos: Foto: Rachid Waqued


A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) defendeu a redução da duplicação obrigatória na BR-163 em Mato Grosso do Sul como forma de evitar aumento no pedágio cobrado pela CCR, atual concessionária da rodovia.

O contrato original previa a duplicação de 806,3 km, mas agora o trecho a ser duplicado caiu para 203 km, o que significa que menos de 50% da estrada receberá essa melhoria. Com os 150 km já duplicados, cerca de 41% da rodovia terá faixa dupla, considerada essencial para segurança.

Segundo a ANTT, a decisão seguiu critérios técnicos baseados no nível de serviço e fluxo de tráfego, com a implantação de terceira faixa em locais onde essa medida é suficiente. O contrato prevê que, se o tráfego aumentar e o nível de serviço cair, novas obras poderão ser exigidas.

A concessão da CCR MSVia na BR-163, iniciada em 2014, já registrou mais de 15,8 mil acidentes até janeiro de 2025, média de quase quatro por dia, com maior concentração em trechos urbanos, especialmente no km 485, em Campo Grande.

O leilão para renovação do contrato está marcado para o dia 22, com a Motiva — novo nome da CCR — como única interessada.

Compartilhe: