Terenos: Contratos são suspensos por suspeita de fraude em licitações

| Créditos: Reprodução/Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Terenos


O Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS) obteve a suspensão imediata de contratos da Prefeitura de Terenos. A decisão, tomada nesta sexta-feira (23), se baseia em indícios de fraude levantados pela Operação Velatus, deflagrada em agosto do ano passado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

As investigações apontam suspeitas de corrupção, incluindo direcionamento de licitações, ausência de documentação e combinação prévia de preços entre empresas. Há também indicativos de participação de agentes públicos no esquema. Além disso, as empresas contratadas teriam iniciado atividades sem sede física ou ligação de energia elétrica.

A suspensão, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), visa evitar prejuízos ao erário e interrompe pagamentos relacionados a essas contratações. O procurador Joder Bessa, do MPC, ressaltou a importância da ação para "evitar que contratos firmados sob suspeita de fraude... agravassem o prejuízo ao erário". A Prefeitura de Terenos não se manifestou.

A Operação Velatus, conduzida pelo Gecoc e Gaeco, investiga servidores suspeitos de desviar milhões em licitações, utilizando empresas sem experiência. A prefeitura informou anteriormente que abriria sindicâncias para apurar as irregularidades.

Compartilhe: