Resgate e prisões em condições degradantes nas áreas rurais de Corumbá e Dois Irmãos do Buriti

No total, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais | Créditos: DIVULGAÇÃO/PF

Na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, a Polícia Federal desencadeou a Operação Feronia, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais localizadas em Corumbá e Dois Irmãos de Buriti.

O objetivo da operação é investigar possíveis práticas de exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão, apropriação indevida de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal. Além disso, a ação visa resgatar vítimas que estejam sendo submetidas a condições degradantes de trabalho ou em situação análoga à escravidão.

As investigações tiveram início a partir de denúncias feitas por dois trabalhadores que relataram condições desumanas em propriedades rurais na região de Porto Esperança, em Corumbá.

Uma das vítimas, que conseguiu escapar do local, foi posteriormente identificada como alvo de persuasão para retornar ao trabalho, desta vez em outra propriedade, mas sob as mesmas condições precárias.

A Operação Feronia contou com a participação de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, contando ainda com o suporte aéreo da Polícia Federal.

Durante a ação, dois homens foram detidos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão. Adicionalmente, um trabalhador foi resgatado e quatro armas foram apreendidas.

O nome da operação, Feronia, faz referência à deusa romana que concedeu liberdade aos escravos e direitos civis à parte mais humilde da sociedade na época.

Compartilhe: