Prefeitura de Campo Grande recorre de decisão que rrdena aumento na tarifa do ônibus

| Créditos: PMCG


A Prefeitura de Campo Grande recorreu de uma decisão judicial que determinava o aumento da tarifa técnica do transporte coletivo de R$ 5,95 para R$ 7,79, conforme pedido pelo Consórcio Guaicurus. A prefeita Adriane Lopes (PP) já havia manifestado a intenção de contestar a medida para defender os interesses dos passageiros.

O município argumenta que o aumento da tarifa já está suspenso por outra decisão judicial, movida pelo próprio consórcio para solicitar mais verba pública. Segundo a prefeitura, não haveria descumprimento da ordem judicial, pois a determinação pedia apenas a comprovação do reajuste e a divulgação de uma revisão contratual, e não o aumento imediato da tarifa.

O município solicitou, portanto, que o juiz Marcelo Andrade Campos Silva revogue o reajuste. A prefeitura destaca que a tarifa técnica é o valor que o Consórcio Guaicurus recebe por passageiro, e seu reajuste pode resultar em um aumento no preço da passagem para os usuários.

A prefeitura também ressalta que uma auditoria contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus indicou uma receita superior a R$ 1,2 bilhão entre 2012 e 2019, apenas nos oito primeiros anos de contrato. O Consórcio deve receber aproximadamente R$ 64 milhões neste ano em subsídios e isenção de impostos.

Compartilhe: