PP e União Brasil oficializam federação e terão maior bancada na Câmara com Tereza no comando
- porRedação
- 24 de Abril / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Reprodução
O Partido Progressista (PP) e o União Brasil oficializaram, na noite de quarta-feira (23), uma federação partidária com validade para os próximos quatro anos. A confirmação foi feita pela senadora Tereza Cristina (PP), vice-presidente nacional do partido e presidente da sigla em Mato Grosso do Sul.
Tereza informou que a condução da federação no Estado será compartilhada com Marco Aurélio Santullo. O anúncio oficial está previsto para a próxima terça-feira no Congresso Nacional.
A nova federação será liderada nacionalmente pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e prevê divisão de comando em 18 estados — metade sob responsabilidade do PP e a outra metade do União Brasil. Em caso de impasse, a decisão caberá à instância nacional.
Com 108 deputados federais e 14 senadores, a federação reunirá a maior bancada da Câmara dos Deputados, superando PL (92) e PT/PV/PCdoB (80). O bloco também contará com o maior volume de recursos e tempo de propaganda eleitoral.
Em Mato Grosso do Sul, a aliança reunirá uma senadora, um deputado federal e três estaduais. Em Campo Grande, os partidos formarão a maior bancada da Câmara Municipal, com sete vereadores. A federação deve apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB) e terá candidatura própria ao Senado. A deputada Rose Modesto (União) disputará vaga na Câmara Federal.