Polícia Militar de MS capacita 200 policiais para reforçar combate à violência doméstica
- porRedação
- 12 de Março / 2026
- Leitura: em 7 segundos

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) inicia, no próximo dia 18 de março, em Campo Grande, um novo ciclo de qualificação voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A iniciativa prevê a capacitação de 200 policiais militares de diferentes municípios do Estado, fortalecendo a atuação da corporação no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência.
A formação faz parte do Curso In Company – Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: desafios e caminhos na Polícia Militar, que será realizado nos dias 18 e 19 de março no Hotel Deville. A abertura oficial será marcada pela solenidade de entrega da Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, honraria concedida a civis e militares que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.
Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos voltados à atualização de protocolos de atendimento, aspectos legais e procedimentos operacionais relacionados ao Programa Mulher Segura (Promuse), estratégia da Polícia Militar voltada ao acompanhamento e à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
Por meio do programa, a corporação realiza o monitoramento de casos, a fiscalização de medidas protetivas de urgência, visitas técnicas às vítimas e encaminhamentos à rede de atendimento especializada. A capacitação busca fortalecer a padronização das ações policiais e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.
O curso contará com palestrantes de destaque nacional, com experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de especialistas que atuam no sistema de Justiça e na área de segurança pública.
Reconhecimento
Instituída em outubro de 2023 por ato do Governo do Estado, a Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha homenageia a memória da oficial e reconhece pessoas e instituições que contribuem de forma significativa para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Mais do que uma condecoração, a honraria simboliza o reconhecimento da corporação àqueles que, com sensibilidade e compromisso, atuam na proteção da dignidade feminina e na construção de uma sociedade mais segura para as mulheres sul-mato-grossenses.
A iniciativa também reforça o compromisso institucional da Polícia Militar com a humanização da atividade policial, o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres e a ampliação da participação feminina nas forças de segurança.
A solenidade de entrega da medalha e a abertura do curso serão realizadas no dia 18 de março, às 8h, no Hotel Deville, em Campo Grande.






