Operação da PF desvenda comércio online de celulares ilegais do Paraguai para o MS
- porRedação
- 26 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: DIVULGAÇÃO/PF
A Polícia Federal intensificou seus esforços para desmantelar um esquema de vendas online de celulares e outros dispositivos eletrônicos de origem ilegal, trazidos do Paraguai. Na manhã desta segunda-feira (26), em Dourados, a 251 km de Campo Grande, agentes da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão em um estabelecimento suspeito.
A investigação visa reprimir o crime de descaminho de celulares, perpetrado por indivíduos que comercializam, pela internet, produtos eletrônicos contrabandeados para o território nacional.
Esta ação ocorre logo após a recente Operação Partidas Dobradas, uma ação conjunta da Polícia Federal e Receita Federal do Brasil, que teve como alvo um grupo criminoso especializado em notas fiscais falsas e empresas de fachada, utilizadas para respaldar o contrabando de produtos estrangeiros através da fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai.
Na semana passada, um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ponta Porã, Dourados e São Paulo (SP), com a Justiça Federal também determinando o bloqueio de bens dos envolvidos.
As investigações apontam que desde 2018, o grupo em questão emitiu cerca de 35 mil notas fiscais fraudulentas, totalizando aproximadamente R$ 200 milhões. Não há informações se o mandado executado hoje guarda relação direta com as operações da semana passada, conforme esclarecido pela PF.