Operação da PF combate tráfico de drogas na “Rota Caipira”
- porRedação
- 22 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

A Polícia Federal desencadeou hoje (22/2) as operações Autogiro e Redneck Supply, em uma ação coordenada para desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas interestadual e internacional, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídio doloso. Os investigados foram apontados por utilizar o modal aéreo, especialmente helicópteros, para transportar grandes quantidades de drogas produzidas na Bolívia, introduzidas no Brasil via Paraguai, através do que é popularmente conhecido como "rota caipira".
Em colaboração com a Polícia Civil de São Paulo, as autoridades cumpriram um total de 65 mandados judiciais, incluindo 18 de prisão temporária e 47 de busca e apreensão em várias cidades, tais como Goiânia (GO), Rubiataba (GO), Nova América (GO), Anápolis (GO), Carmópolis de Minas (MG), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Glicério (SP), Paraguaçu Paulista (SP), São Paulo (SP), Americana (SP), Boa Vista (RR) e Macaé (RJ).
As investigações revelaram que a organização criminosa operava utilizando helicópteros, com pontos de logística em Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) para reabastecimento de combustível, além de distribuição da droga para grandes centros urbanos por via terrestre. Durante o curso das investigações, foram apreendidos 8 helicópteros (1 na Bolívia e 7 no Brasil) e 676 quilos de cocaína.
A operação de hoje tem como alvo os responsáveis pelo suporte logístico do reabastecimento das aeronaves, bem como os pilotos envolvidos nos voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos.
Os nomes das operações, Autogiro e Redneck Supply, fazem referência à "Rota Caipira" e ao helicóptero como meio precursor de transporte utilizado pela organização criminosa.