Ônibus a GNV retorna a Campo Grande para novos testes de viabilidade

| Créditos: Foto: Divulgação/MSGÁS


Após testes realizados em 2024, um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) retorna a Campo Grande para nova fase de avaliação. O veículo será testado por 30 dias, a partir da próxima semana, em diferentes linhas do transporte coletivo.

De acordo com o diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira, o objetivo é analisar de forma mais aprofundada a viabilidade técnica e econômica da adoção do modelo, considerado uma alternativa mais sustentável em relação aos ônibus a diesel.

Embora o custo de aquisição — cerca de R$ 1,3 milhão — seja superior ao de um veículo convencional, Themis avalia que a infraestrutura já existente, como o gasoduto da MSGás, pode tornar viável a operação com GNV em Campo Grande.

O modelo testado anteriormente é da fabricante Scania, com capacidade para 44 passageiros, ar-condicionado e câmbio automático. Já passou por testes em outras capitais como São Paulo, Curitiba e Recife.

A possível compra dos veículos a gás é vista como alternativa para a renovação da frota, apontada pela CPI do Transporte Coletivo como envelhecida. Hoje, o Consórcio opera com 460 ônibus, sendo 412 em circulação e 48 reservas. No entanto, segundo Themis, a empresa não tem condições financeiras para novos financiamentos e defende que a melhoria do transporte depende, principalmente, da conclusão das obras dos corredores exclusivos.

Compartilhe: