Onça que matou caseiro no Pantanal será transferida para cativeiro

| Créditos: Saul Schramm/Secom


O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, transferirá nos próximos dias a onça-pintada capturada em 24 de abril no Pantanal sul-mato-grossense, responsável pela morte do caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos. Segundo boletim veterinário divulgado nesta quarta-feira (14), o animal, que pesa 94 quilos, apresenta quadro de saúde estável, respira normalmente e se alimenta bem. O destino do felino será informado em breve.

De acordo com o Governo do Estado, apesar da recuperação, a onça não será reintroduzida na natureza devido a complicações de saúde preexistentes e dificuldades para readaptação ao habitat natural.

Detalhes do Ataque

Laudo necroscópico divulgado na segunda-feira (12) confirmou que a morte de Jorge, conhecido como Jorginho, ocorreu em 21 de abril, em um pesqueiro na região do Touro Morto, no Pantanal. O documento aponta choque neurogênico agudo causado por ação perfuro-contundente na cabeça e pescoço, características compatíveis com ataque de onça-pintada.

As investigações continuam, e o inquérito será encaminhado ao Ministério Público após a conclusão das diligências, segundo o delegado Luis Fernando Mesquita, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.

Compartilhe: