Navio com 19 mil bois do Brasil espalha mau cheiro e causa revolta na África do Sul
- porGloboru
- 26 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

Navio brasileiro gerou problemas com mau-cheiro na Cidade do Cabo | Créditos: National Council of Societies for the Prevention of Cruelty to Animals
A passagem pela Cidade do Cabo de um navio com 19 mil bois brasileiros gerou muitas reclamações de moradores e autoridades da capital da África do Sul nos últimos dias. O motivo do descontentamento foi o mau cheiro que se espalhou pelas ruas da capital.
Zahid Badroodien, funcionário do gabinete do prefeito e responsável pelo departamento de água e saneamento, disse nas redes sociais que a investigação apontou que “o cheiro de esgoto” era da embarcação Al Kuwait.
A carga de animais vivos deixou o Brasil em direção ao Iraque. A embarcação atracou na Cidade do Cabo para abastecer e carregar alimentos.
O Conselho Nacional da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA) fez uma inspeção no local. Em nota, a entidade disse que o “fedor inimaginável” era apenas um dos problemas da embarcação.
“As cenas na embarcação foram abomináveis, com um acúmulo extremo de fezes e urina. Os animais não têm outra opção senão descansar em barragens com os seus próprios excrementos. Foram descobertos animais comprometidos, incluindo animais doentes e feridos”, afirmou.
Segundo a publicação, a NSPCA sacrificou oito vacas, e outras foram encontradas já mortas. Um consultor veterinário local, Bryce Marock, ficou responsável pelo tratamento veterinário de outros animais.