MS inaugura primeira usina de hidrogênio verde e projeta R$ 2 bilhões em investimentos até 2030

| Créditos: Foto: Saul Schramm


Mato Grosso do Sul inaugurou nesta sexta-feira (25), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sua primeira usina de hidrogênio verde. O projeto piloto, em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a empresa Green World Energy Hydrogen (GWE), marca o avanço do Estado na transição energética e na produção de energia limpa. A estimativa é de que o empreendimento atraia R$ 2 bilhões em investimentos até 2030.

A usina utiliza energia solar para separar a molécula da água (H₂O), gerando hidrogênio com baixa emissão de carbono. A capacidade de produção inicial é de uma tonelada por mês, com previsão de capacitação de 500 profissionais. Também será utilizado para pesquisas em derivados como diesel e fertilizantes verdes, por meio do Laboratório Multiusuário da UFMS.

| Créditos: Foto: Saul Schramm

Durante a inauguração, o governador Eduardo Riedel destacou que o projeto está alinhado à meta estadual de neutralidade de carbono até 2030. Já a reitora da UFMS, Camila Ítavo, enfatizou o papel da universidade na sustentabilidade e inovação.

Em 2024, Mato Grosso do Sul atingiu 9.843 MW de capacidade instalada de energia, 94% provenientes de fontes renováveis.

Compartilhe: