Margareth Menezes cumpre agenda em Campo Grande nesta segunda-feira com foco na Comunidade Tia Eva

| Créditos: Reprodução/Redes Sociais


A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em Campo Grande nesta segunda-feira (28) para participar de uma programação voltada à preservação do patrimônio cultural e às políticas públicas de cultura.

A agenda inclui a entrega do título de tombamento da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, conhecida como Comunidade Tia Eva. O ato será realizado no território quilombola, na região urbana da Capital.

A programação começa às 16h, com o encontro “Cultura Transforma o Território: as políticas públicas de cultura do presente e para o futuro do Brasil”. Na sequência, às 17h, está prevista a cerimônia que formaliza o tombamento da comunidade.

A Comunidade Tia Eva passa a ser a primeira comunidade quilombola inscrita no Livro do Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos, instrumento criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O reconhecimento foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Iphan em março de 2026, enquanto a inscrição no novo livro ocorreu em maio. O processo de proteção começou a partir do diálogo entre o instituto e os moradores da comunidade.

Fundada por Eva Maria de Jesus, conhecida como Tia Eva, a comunidade reúne atualmente cerca de 250 famílias. Entre os bens protegidos está a Igreja de São Benedito, construída em 1919, além de manifestações culturais, tradições e espaços relacionados à memória coletiva dos moradores.

A visita de Margareth Menezes também inclui discussões sobre o futuro das políticas públicas culturais no país, colocando Campo Grande na agenda nacional do Ministério da Cultura nesta segunda-feira.

Compartilhe: