Mais de 200 veículos franceses processam a Meta por uso ilegal de dados em publicidade
- porAgência Brasil
- 23 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Mais de 200 veículos de comunicação franceses formalizaram uma ação judicial contra a gigante de tecnologia Meta, acusando a empresa de "práticas ilegais" no setor de publicidade digital.
A ação conjunta engloba praticamente toda a imprensa do país, incluindo emissoras de televisão como France Télévisions e TF1, as principais redes de rádio e jornais como Le Figaro, além de diversas plataformas de mídia digital francesas.
Os veículos de comunicação alegam que a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, utiliza o acesso massivo e ilícito a dados pessoais de usuários para direcionar publicidade online.
O anúncio da ação foi divulgado pelos advogados que representam os grupos de mídia, seguindo uma iniciativa similar de 80 veículos de imprensa espanhóis que processaram a Meta no final de 2023 por razões análogas.
Ambas as ações judiciais se fundamentam em uma decisão de dezembro de 2022 da Autoridade de Proteção de Dados da Irlanda, que penalizou a Meta por repetidas infrações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) desde sua implementação em maio de 2018.
Fonte: Ag}encia Brasil