Lula se reúne com indígenas e anuncia reforço de segurança em Douradina

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Luiz Eloy; ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; e representantes da Atu Guasu. | Créditos: Foto: Divulgação/Governo Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (10), em Brasília, lideranças guarani-kaiowá da Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, localizada em Douradina, a 192 quilômetros de Campo Grande. Na reunião, foram anunciadas medidas de reforço de segurança pela Força Nacional e a criação de uma sala de situação para monitorar o conflito entre a comunidade indígena e proprietários rurais na região.

A área, de 12 mil hectares, foi delimitada há 13 anos, mas o processo de homologação está suspenso por ordem judicial. Desde o início de julho, 12 indígenas foram feridos em confrontos.

A reunião contou com a presença de membros da Assembleia Aty Guasu, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e de outras autoridades. O grupo indígena solicita a retirada de um acampamento de ruralistas, maior segurança na área e a conclusão do processo de demarcação.

Na última quinta-feira (8), representantes indígenas realizaram um ato em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde foram recebidos por autoridades para discutir as denúncias de violência na região.

Compartilhe: