Lula sanciona lei que coloca Darcy Ribeiro no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Darcy Ribeiro foi antropólogo, historiador, político e escritor | Créditos: Acervo Senado Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou lei que inscreve o nome de Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (13).

O livro está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Darcy Ribeiro foi o fundador da UnB (Universidade de Brasília), antropólogo, educador, pesquisador, político e escritor.

Darcy estudou por muitos anos a cultura indígena e prestou diversos serviços como indigenista ao Serviço de Proteção ao Índio. Em 1961, chegou a ser ministro da Educação durante o governo de Jânio Quadros. Depois, com a posse do vice-presidente da época, João Goulart, tornou-se ministro da Casa Civil.

Na década de 1980, com a anistia e o fim da ditadura militar, o historiador ingressou na carreira política, em defesa da educação pública. Um dos seus posicionamentos era que os problemas educacionais no Brasil “não eram uma crise, mas um projeto”.

Um dos seus livros mais famosos, “O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, retrata a formação cultural e as heranças indígenas, africanas e portuguesas que formaram a cultura nacional.

Darcy, antes de escrever o livro, chegou a viver dez anos nas aldeias indígenas do Pantanal e da Amazônia. Ele destacava, por exemplo, que o brasileiro herdou dos povos originários o hábito do banho diário.

O antropólogo nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922 e morreu em Brasília (DF), em 17 de fevereiro de 1997.

Compartilhe: