Justiça concede medidas protetivas à prefeita de Ituiutaba contra deputado André Janones

Janones tem que respeitar distância mínima de 300 metros da ex-companheira | Créditos: Reprodução/Arquivo pessoal


A Vara Criminal de Ituiutaba (MG) concedeu medidas protetivas à prefeita Leandra Guedes Ferreira contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A decisão, publicada em janeiro de 2025, é baseada em acusações de violência psicológica e ameaça no contexto da Lei Maria da Penha.

Segundo a Justiça, Janones teria intimidado a ex-companheira com a divulgação não autorizada de uma foto íntima e ameaçado expor outros conteúdos pessoais. O casal manteve uma união estável entre 2014 e 2018, e Leandra afirma que passou a ser perseguida após o término definitivo do relacionamento.

As medidas incluem proibição de contato com a vítima e seus familiares, impedimento de aproximação em um raio de 300 metros e restrição de frequentar os mesmos locais que ela. Janones também está proibido de divulgar qualquer material íntimo envolvendo a prefeita. O descumprimento pode resultar em prisão em flagrante. O deputado foi intimado via aplicativo de mensagens.

Leandra relatou à Justiça que, mesmo como prefeita, se sente vulnerável diante do poder e da influência política de Janones. Em uma das denúncias, ela afirma que o deputado tentou interferir em sua gestão ao exigir a demissão da Procuradora Geral do município e, diante da negativa, teria feito ameaças e enviado uma imagem íntima como forma de retaliação.

A reportagem tenta contato com a defesa de André Janones.

Compartilhe: