Itamaraty quer discutir cotas comerciais com representante de Trump

Donald Trump | Créditos: EFE/EPA/WILL OLIVER


O governo brasileiro vai aproveitar a visita da delegação dos Estados Unidos a Brasília para discutir cotas comerciais bilaterais. Segundo apurou a CNN, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Palácio do Itamaraty, Maurício Carvalho Lyrio, terá uma reunião técnica com o coordenador para sanções do governo de Donald Trump, David Gamble.

O encontro terá como objetivo recriar as cotas comerciais sobre o aço e o alumínio. O modelo foi estabelecido no primeiro mandato de Trump, evitando uma sobretaxa sobre os produtos brasileiros.

Durante a agenda, o governo deve reforçar o fato que, diferentemente da China ou do Canadá, a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), houve um déficit comercial de US$ 654 milhões para o Brasil no primeiro trimestre deste ano.

Diante desse argumento, o governo norte-americano tem insistido na redução da tarifa de importação do etanol, segundo relatos à CNN. A tarifa do Brasil é de 18%, enquanto a dos Estados Unidos é de 2,5%.

O presidente Donald Trump sinalizou abertura para fechar acordos tarifários até o final de maio.

Compartilhe: