Trump determina reconstrução da prisão de Alcatraz em São Francisco
- porAgência Brasil
- 05 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: REUTERS/Stephen Lam/Proibida reprodução
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nas redes sociais que quer reabrir as históricas instalações prisionais de Alcatraz, em São Francisco. Ele disse nesse domingo (4) ter dado instruções ao Departamento Federal de Prisões para reconstruir a cadeia, isolada numa ilha, a fim de abrigar os criminosos mais cruéis e violentos da América.
"Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa a quem pudessem causar dano”, escreveu na rede Truth Social. Por isso, que se “reconstrua e abra Alcatraz”, determinou o presidente dos EUA.
A prisão federal de Alcatraz, também conhecida como The Rock - O Rochedo - foi fechada em 1963. Atualmente, é um dos destinos turísticos mais populares de São Francisco.
Alcatraz era originalmente um forte de defesa naval e foi reconstruído no início do século 20 como prisão militar. Na década de 1930, O Departamento de Justiça começou a receber condenados do sistema prisional federal. Entre os prisioneiros mais famosos estavam Al Capone, Mickey Cohen e George "Machine Gun" Kelly.
O Rochedo era considerado a instalação prisional mais segura dos Estados Unidos, por ter sido construída numa ilha, situada na baía da cidade com as águas geladas e as fortes correntes circundantes. Não há registos oficiais de fugas bem-sucedidas de Alcatraz, embora cinco prisioneiros sejam apontados como "desaparecidos e presumivelmente afogados".
De acordo com o site do Departamento Federal de Prisões, Alcatraz foi fechada porque a logística era demasiado cara para garantir o funcionamento, sobretudo devido à localização.
As operações custavam quase três vezes mais do que em qualquer outra prisão federal. "É um símbolo de lei e ordem"
Trump declarou aos repórteres, durante viagem da Flórida para a Casa Branca, que reabrir a prisão foi uma ideia que teve e decidiu colocar em prática.
"Hoje, estou instruindo o Departamento Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, a reabrir Alcatraz substancialmente ampliado e reconstruído", declarou Trump.
Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes e legisladora democrata da Califórnia, relativizou o plano do presidente republicano e respondeu no X: "Alcatraz fechou como prisão federal há mais de 60 anos. Agora é um parque nacional muito popular e uma grande atração turística. A proposta do presidente não é séria".
Turismo em Alcatraz
O senador estadual democrata de São Francisco, Scott Wiener, considerou a ideia "profundamente desequilibrada", numa publicação no Instagram, e classificou-a como "um ataque ao Estado de Direito".
Para o professor Gabriel Jack Chin, da Escola Davis de Direito da Universidade da Califórnia, será preciso um grande investimento para transformar Alcatraz numa prisão funcional.
“Há muitas camas vazias” nas prisões existentes, afirmou Chin, citado na BBC. "Portanto, não está claro se uma nova é necessária", perante um sistema prisional federal com ocupação abaixo de cerca de 25% da capacidade máxima.
Ao mesmo tempo, Alcatraz tem "reputação como uma prisão dura" e Trump está tentando enviar uma mensagem de que será duro com o crime, acrescentou Chin.
Cenário para filmes
A prisão inspirou diversos filmes, entre eles Birdman de Alcatraz, de 1962, com o ator Burt Lancaster a encarnar o papel de um assassino condenado, Robert Stroud, que enquanto cumpria uma sentença na ilha desenvolveu interesse em pássaros e passou a se tornar um especialista ornitologia.
Foi também pano de fundo para o filme The Rock, de 1996, no qual Sean Connery e Nicolas Cage protagonizaram as personagens de um ex-capitão do SAS e um químico do FBI com a missão de resgatar reféns da ilha.