Investimentos impulsionam Porto Murtinho como elo para o Oceano Pacífico
- porRedação
- 12 de Março / 2024
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Edemir Rodrigues
Com a mira na ascensão como um dos principais acessos brasileiros ao mercado asiático através do Oceano Pacífico, o município de Porto Murtinho se torna epicentro de investimentos estratégicos em infraestrutura e logística, promovidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Governador Eduardo Riedel, em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (11), recebeu o prefeito Nelson Cintra para discutir as prioridades municipais e traçar novos planos de intervenção.
A reunião contou com a participação dos secretários Hélio Peluffo (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além de vereadores, e os deputados federais e estaduais.
Atualmente, o Governo do Estado mantém um investimento total de R$ 72,6 milhões em Porto Murtinho, concentrando esforços nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.
Rumo ao Pacífico: Infraestrutura e Investimentos Impulsionam Porto Murtinho
Porto Murtinho, MS - A Rota de Integração Latino-Americana (RILA), conhecida como Rota Bioceânica, posiciona-se como um catalisador essencial para o acesso do Brasil aos mercados asiáticos via Oceano Pacífico. Iniciando em Mato Grosso do Sul, através de Porto Murtinho, e se estendendo até o Paraguai, por Carmelo Peralta, essa rota promete encurtar significativamente o caminho para o comércio com a Ásia.
Com investimentos robustos, o Governo do Mato Grosso do Sul tem focado seus esforços em cidades estratégicas que compõem a Rota Bioceânica, como é o caso de Porto Murtinho. Nos últimos anos, o município recebeu investimentos da ordem de R$ 40,6 milhões, visando aprimorar sua infraestrutura para esse propósito.
Além disso, medidas para reativar a hidrovia do Rio Paraguai estão em curso, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região. Ademais, uma articulação com o Governo Federal visa viabilizar obras complementares essenciais para a eficácia da Rota Bioceânica.
No Paraguai, o destaque é a construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, na fronteira entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Com 40% dos trabalhos já concluídos, a estrutura, com previsão de conclusão em 2025, promete impulsionar ainda mais a conexão entre o Brasil e os mercados asiáticos. Com 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura, essa ponte será um marco na integração regional.
Com os investimentos e o avanço das obras, Porto Murtinho se firma cada vez mais como um ponto estratégico no mapa do comércio internacional, encurtando distâncias e abrindo portas para novas oportunidades econômicas e comerciais.