Imasul multa Prefeitura de Chapadão do Sul em R$ 2 milhões por irregularidades em aterro sanitário

| Créditos: Reprodução/gov.br


O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) multou a Prefeitura de Chapadão do Sul em mais de R$ 2 milhões após identificar diversas irregularidades no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), durante vistoria realizada no mês passado.

Entre os problemas encontrados estão o depósito irregular de resíduos em sete pontos, acúmulo de pneus em área não licenciada, falhas na manta impermeabilizante das trincheiras, obstrução do dreno de chorume, lagoa sem impermeabilização adequada e compostagem sem licença.

De acordo com o relatório técnico, a licença ambiental do aterro venceu em 2021, e a renovação, solicitada em 2023, não foi concluída. O município poderá sofrer novas sanções se as exigências não forem atendidas.

A gestão municipal informou que iniciou um plano emergencial para corrigir as falhas, com ações como realocação dos pneus, suspensão da compostagem, impermeabilização da lagoa e readequação dos resíduos. Também anunciou que trabalha na elaboração de um projeto para regularização ambiental.

Compartilhe: